Dia 3 — Caça ao tesouro

Beatriz Yumi Simoes de Castro
4 min readOct 11, 2021

--

Este post faz parte da série de artigos que cobrem minha jornada de 100 dias de código, que estou completando via python

Hoje, assim como ontem, fiz alguns exercícios antes do desafio final. O grande tema de desenvolvimento do dia são condicionais. Para isso, desenvolvi um programa que verifica se o número é par ou ímpar, uma versão melhorada da calculadora de IMC que fiz ontem, um programa para verificar se o ano é bissexto, uma calculadora para delivery de pizza e um programa para verificar a compatibilidade amorosa entre duas pessoas. O desafio final foi um jogo interativo de caça ao tesouro, que você pode jogar aqui. Todos os códigos que foram desenvolvidos estão no meu GitHub.

Par ou Ímpar

O primeiro do exercício propõe criar um programa que verifica se o número que o usuário insere é par ou ímpar. Para conseguir fazer isso, utilizei o módulo, que verifica o resto de uma divisão por um número, no caso, o número 2. Caso não tenha resto, ou seja, a divisão por 2 tenha resto 0, o número é par, caso contrário, é ímpar. No final, trouxe o resultado junto com o número escolhido pelo usuário utilizando uma f-string.

Calculadora de IMC

Infelizmente o meu resultado de IMC não mudou de ontem para hoje

Na versão da calculadora de IMC que construí hoje, além de trazer o valor do IMC, também trouxe a interpretação do valor, com a divisão do usuário entre:

  • Abaixo do Peso (abaixo de 18,5)
  • Peso Normal (entre 18,5 e 24,9)
  • Sobrepeso (entre 25 e 29,9)
  • Obesidade Grau I (entre 30 e 34,9)
  • Obesidade Grau II (entre 35 e 39,9)
  • Obesidade Grau III (40 ou mais)

Para isso, fiz o cálculo do IMC dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado e criei condicionais para trazer o resultado analisado para o usuário.

Ano bissexto

O terceiro exercício foi criar um programa que valide se o ano que o usuário insere é bissexto (tem 366 dias ao invés de 365) ou não. Para isso, é importante saber como funciona a lógica para calcular um ano bissexto. Caso o ano seja divisível por 4, mas não é divisível por 100, a não ser que seja divisível por 400, é um ano bissexto. Como eu tenho o costume de montar a lógica das minhas condicionais em forma de árvore no papel, não achei tão difícil montar a lógica por trás. Inclusive, deixo essa dica se você está começando a programar e tem dificuldade para desenvolver a solução dos problemas.

Pizza com múltiplas validações condicionais

Neste exercício a proposta é conseguir calcular o valor total da pizza escolhida pelo usuário, seguindo a tabela de preços abaixo:

Pequena: 15
Média: 20
Grande: 25
Pepperoni na pequena: +2
Pepperoni na média ou na grande: +3
Queijo extra: +1

Decidi criar uma função que pega os inputs do tamanho e se o usuário quer ou não pepperoni e queijo extra. Fiz o cálculo do valor total da pizza utilizando condicionais múltiplas, considerando três grandes blocos, a validação do tamanho, a validação do pepperoni e a validação do queijo extra. Resolvi adicionando os respectivos valores a uma variável que criei e retornei o valor total da conta para o usuário.

Calculadora de compatibilidade do casal

eTeste de compatibilidade com altíssima comprovação científica feita no papel

Para o aquecimento antes do desafio do dia, decidi tentar montar uma calculadora de compatilibidade amorosa usando uma técnica altamente científica difundida por crianças e adolescentes da américa do norte, onde verificamos quantas vezes aparecem as letras que compõe true love e com essa contagem conseguimos verificar a compatibilidade do casal. Caso a soma dê menos que 10 ou mais que 90, a compatibilidade é perfeita entre o casal, caso a soma dê entre 40 e 50, a compatibilidade é ok, caso contrário só temos um número de compatibilidade. Para conseguir fazer a contagem, utilizei o método count com cada variável que contém um dos nomes, conseguindo somar o total e com uma condicional trouxe o resultado para o usuário.

Caça ao tesouro

O desafio do dia é a construção de um jogo interativo de caça ao tesouro

O desafio do dia foi criar uma caça ao tesouro interativa, que pede ao usuário para decidir diferentes caminhos para seguir. Deixei alguns colegas testarem e ficou bem curtinho, mas divertido. Se você quiser testar, o link é esse aqui. Não vou descrever muito sobre a resolução do desafio, afinal de contas, daria uma vantagem possivelmente injusta na sua aventura, mas o código todo está no meu GitHub.

--

--

Beatriz Yumi Simoes de Castro

ela/dela | data analysis | entusiasta de data science e machine learning