Dia 2 — Calculadora para dividir contas

Beatriz Yumi Simoes de Castro
4 min readOct 10, 2021

--

Este post faz parte da série de artigos que cobrem minha jornada de 100 dias de código, que estou completando via python

Segundo dia da minha jornada

Ontem comecei minha jornada de 100 dias de código com um gerador de nome de banda, que eu detalhei mais em outro post do medium. Hoje, antes de entrar de fato no desafio do dia, fiz pequenos programas para trabalhar os conceitos que serão abordados no desafio final, que são tipos de variáveis, operações matemáticas, conversão de dados e f-strings. Todos os códigos que desenvolvi hoje estão no meu GitHub.

Somando os dois dígitos de um número

O primeiro exercício antes do desafio

Com programação dá pra calcular muita coisa automaticamente, nem precisa de Kumon

Para começar a aquecer os motores, criei um programa que pede ao usuário para digitar um número de dois dígitos e retorna o valor da soma dos dois dígitos. Por exemplo, se você digitar 42, o programa te retorna 6. Para isso, transformei cada caractere do input do número, selecionando eles pela localização na string, em um número inteiro e depois apresentei o resultado da soma dos dois dígitos para o usuário. Importante ressaltar que as localizações em python começam no 0.

Descobrindo meu IMC

O segundo exercício me mostrou que a pandemia não foi muito gentil com a balança

O resultado do meu IMC foi de 32,49, que me coloca na categoria de obesidade

No segundo exercício criei um programa que pega a altura e o peso do usuário e calcula seu IMC. O IMC pode ser calculado dividindo o valor do peso pelo valor da altura elevado ao quadrado. Para isso, fiz duas variáveis que recebiam a altura e o peso do usuário e uma que recebia o valor do cálculo do IMC com base nos inputs do usuário. Por último, trouxe o resultado em um print, arredondando o valor para duas casas decimais para facilitar a leitura do usuário.

A partir de hoje, quanto tempo temos até os 90 anos?

Será que ainda estarei programando em Python aos 90 anos?

No terceiro exercício, procuramos saber quantos dias, quantas semanas e quantos meses temos até os 90 anos. Para isso, considerei que cada ano tem 365 dias, 52 semanas e 12 meses. Inicialmente, pedi o dia de nascimento do usuário, calculei quantos dias, semanas e meses ele tem de idade e comparei com os valores de dias, semanas e meses para 90 anos. Para conseguir fazer isso, usei as bibliotecas datetime e dateutil, que permitem cálculos com datas. Apesar de conhecer bem como tratar datas, não tinha muito conhecimento de como fazer cálculos com elas, então este exercício me ajudou bastante neste sentido. Finalmente, para trazer o resultado, usei um print usando f-string para incluir os valores das variáveis que calculei. F-strings são strings que começam com f antes das primeiras aspas do texto e que permitem que variáveis com tipos diferentes de string possam ser incluídas no texto e transformadas automaticamente em string dado que sejam incluídas entre {}.

O desafio do dia: Calculadora para dividir contas

Peguei a proposta do bootcamp e inclui mais funcionalidades

Esse desafio substituiria muito tempo na calculadora do celular

O desafio de hoje que foi proposto pelo bootcamp é criar uma calculadora para contas de restaurante. A ideia é colocar o valor total da conta, em quantas pessoas vai ser dividida a conta e qual o percentual de gorjeta que você quer dar, entre 10%, 12% ou 15% e com isso ter o valor por pessoa. Eu achei esse programa muito útil, mas gostaria de ter mais liberdade em escolher o percentual de gorjeta que é possível escolher e refazer o cálculo caso o usuário entenda que o valor ficou muito alto ou que seria possível dar um pouco mais de gorjeta.

No final, acho que de todos os programas, o que calcula o tempo que resta até os 90 anos foi o mais desafiador e que trouxe mais conhecimento novo pra mim. Se experimentar algum destes desafios ou tiver soluções diferentes, compartilhe aqui.

--

--

Beatriz Yumi Simoes de Castro

ela/dela | data analysis | entusiasta de data science e machine learning